Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 117/10 (PEV) - Saudação Sporting campeão europeu de hóquei em patins
12-05-2024

Agendado: 121ª Reunião, 28 de Maio de 2024
Debatido e Votado: 121ª Reunião, 28 de Maio de 2024
Resultado da Votação: APROVADO por UNANIMIDADE

No passado dia 12 de Maio, a equipa masculina do Sporting Clube de Portugal fez valer a sua eficácia para se sagrar campeã europeia de hóquei em patins pela quarta vez, ao vencer a Oliveirense por 2-1, na final disputada no Pavilhão Rosa Mota, situado nos jardins do Palácio de Cristal, no Porto, passando a ser o clube português com mais troféus conquistados nesta competição.

O 1º título europeu alcançado pelo SCP ocorreu na época 1976-77, ao derrotar na final os espanhóis da CP Vilanova, com um total de 12-3. Em 2019, foi campeão da Europa pela segunda vez, batendo o FC Porto na final por 5-2, sagrando-se de seguida campeão da Europa pela terceira vez, em 2021, vencendo de novo o FC Porto na final, desta vez por 4-3.

Assinale-se que as 4 equipas que atingiram as meias-finais da Liga dos Campeões eram todas portuguesas, o que permite destacar a relevância desta modalidade. Na véspera, para chegar à final, o SCP havia eliminado a equipa do F.C. do Porto nas meias-finais com um tangencial triunfo por 6-5, enquanto na outra meia-final a Oliveirense havia anulado o Óquei de Barcelos, também por uns tangenciais 2-1 nas grandes penalidades, após persistir uma igualdade a três no fim de tempo regulamentar e do prolongamento.

Com a vitória da equipa verde branca na mais importante competição europeia de clubes, organizada pela World Skate Europe - Rink Hockey, Portugal somou o 10º cetro europeu, menos 36 do que a vizinha Espanha.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes:

1 - Congratular a brilhante vitória da equipa masculina do Sporting Clube de Portugal na Liga dos Campeões de hóquei em patins.
2 - Saudar toda a estrutura desta modalidade do Sporting Clube de Portugal, dirigentes, equipa técnica e jogadores e serviços de apoio.

Mais delibera ainda:

- Enviar a presente saudação à Presidência da República, à Secretaria de Estado do Desporto, à Federação Portuguesa de Patinagem, ao Sporting Clube de Portugal e, por seu intermédio, à sua secção de hóquei em patins, à CML e todos os seus vereadores.

Assembleia Municipal de Lisboa, 12 de Maio de 2024
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20240512 Saudação Sporting campeão europeu de hóquei em patins73 Kb