Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 115/14 (PEV) - Voto de Pesar "Pelas vítimas do incêndio no Beato"
07-05-2024

Agendado: 115ª Reunião, 7 de Maio de 2024
Debatido e Votado: 115ª Reunião, 7 de Maio de 2024
Resultado da Votação: APROVADO por UNANIMIDADE

Na madrugada do dia de ontem, na sequência de um incêndio que deflagrou no quinto piso de um prédio com nove andares na Rua Fábrica das Moagens nº 1, no Bairro Carlos Botelho, na Freguesia do Beato, registou-se uma vítima mortal, um homem de 67 anos acamado, e duas mulheres ficaram feridas, tendo sido assistidas por inalação de fumos. Ainda terão sido efectuadas manobras de reanimação na ambulância, mas acabaria por não resistir. Na casa onde residia estavam ainda a mulher, a neta e o bisneto. O menor apenas teve necessidade de ser assistido no local.

Os moradores referem que viram fumo e ouviram uma explosão. Para o local foram mobilizados a Protecção Civil, os bombeiros, o INEM, a PSP, tendo sido detectada a falta de manutenção dos elevadores, podendo a causa do incêndio, embora ainda não confirmada, se ter devido aos fios dos elevadores se encontrarem molhados, pelo que os quinto e sexto andares do prédio necessitaram de ser evacuados. Entretanto, os restantes moradores já puderam regressar às suas casas.

De acordo com a Gebalis, o “acompanhamento será articulado pelo Gabinete de Intervenção Local com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Junta de Freguesia do Beato”, estando, em simultâneo, “a ser efectuadas diligências para disponibilizar uma habitação para onde transferir a moradora, que permanecerá provisoriamente em casa de familiares”, prevendo que o Bairro Carlos Botelho possa finalmente vir a ser objecto de uma intervenção, com início previsto para o terceiro trimestre de 2024.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes:

1 - Manifestar a sua consternação e profundo pesar pelas vítimas do incêndio ocorrido numa habitação da Rua Fábrica das Moagens, na Freguesia no Beato, apelando à reabilitação urgente daquele bairro municipal.
2 - Prestar as mais sentidas condolências à família e amigos, guardando um minuto de silêncio em sua memória.

Mais delibera ainda:

- Remeter o presente voto de pesar ao Serviço Municipal de Protecção Civil, ao Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, à Gebalis, às Assembleia e Junta de Freguesia do Beato e, por seu intermédio, à família enlutada, à CML e todos os seus vereadores.

Assembleia Municipal de Lisboa, 7 de Maio de 2024
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Frederico Lira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20240507 Voto de Pesar Pelas vítimas do incêndio no Beato156 Kb