Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 114/04 (PEV) - Saudação 48º aniversário da URAP
30-04-2024

Agendado: 114ª Reunião, 30 de Abril de 2024
Debatido e Votado: 114ª Reunião, 30 de Abril de 2024
Resultado da Votação: Ponto 1: APROVADO com votos CONTRA de PSD, CDS, IL, CH, MPT, PPM e A; Ponto 2: APROVADO com votos CONTRA de PSD, CH, PPM e A e ABSTENÇÃO de CDS, IL e MPT; Ponto 3: APROVADO com ABSTENÇÃO de CH

A URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses foi fundada em 30 de Abril de 1976.
Reunindo nas suas fileiras um largo núcleo de personalidades com intervenção destacada na oposição ao Estado Novo, a URAP foi criada pelos democratas e antifascistas que durante a ditadura haviam constituído a Comissão de Socorro aos Presos Políticos, organização que, com grande coragem e riscos pessoais, afrontava o regime no coração da sua política repressiva. Esta Comissão prestava apoio material e jurídico aos presos políticos e às suas famílias, divulgava no País e no estrangeiro notícias sobre a situação dos presos e de denúncia da repressão do sistema ditatorial, afrontando, com riscos da própria liberdade dos seus membros, a política repressiva do regime e a supressão das liberdades em Portugal.
Hoje, a URAP tem desenvolvido a sua acção na defesa dos ideais do 25 de Abril e dos princípios consagrados na Constituição da República Portuguesa. Publica um Boletim onde vem alertado para medidas que ponham em causa as conquistas de Abril, denuncia actividades que ponham em causa aqueles princípios, promove e participa em iniciativas de carácter democrático e antifascista.

Além de actividades de âmbito nacional, mantém contacto com organizações antifascistas de outros países e intervém através dos seus núcleos locais e regionais em diversificadas iniciativas cívicas de promoção daqueles ideais.

A URAP realizou no passado dia 26 de Abril, no Auditório Camões da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, a Conferência Internacional “50 Anos do 25 de Abril - democracia e liberdade - fascismo nunca mais”, tendo no dia 27 de Abril participado na inauguração da instalação do Museu Nacional da Resistência e Liberdade, na antiga cadeia do Forte de Peniche, Museu que tem como missão investigar, preservar e comunicar a memória da Resistência ao regime fascista português, a partir dos testemunhos e experiências de todos os que lutaram pela Liberdade e pela Democracia.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes:

1 - Congratular o 48º da URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses.
2 - Saudar todos os seus associados e, em particular, as iniciativas em curso para comemorar o 50º aniversário do 25 de Abril.
3 - Saudar a abertura do Museu Nacional da Resistência e Liberdade, em Peniche.

Mais delibera:

- Enviar a presente deliberação à Presidência da República, aos Grupos Parlamentares na Assembleia da República, ao Museu Nacional da Resistência e Liberdade, à URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses, à CML e todos os seus vereadores.

Assembleia Municipal de Lisboa, 30 de Abril de 2024
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20240430 Saudação 48º aniversário da URAP160 Kb