Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 062/02 - Saudação - “À representação portuguesa no 37º Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta”
06-03-2023

Agendado: 62ª reunião, 21 de Março 2023
Debatido e votado: 62ª reunião, 21 de Março 2023
Resultado da Votação: APROVADA por UNANIMIDADE

O 37º Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta teve lugar de 2 a 5 de Março de 2023, na Ataköy Arena, em Istambul, Turquia, apesar do terremoto que atingiu o sul e o centro do País, no passado dia 6 de Fevereiro. A competição, que decorreu durante o ano do centenário da República da Turquia, a celebrar em 29 de Outubro, contou com 13 eventos de atletismo masculino e outros 13 feminino, tendo participado 593 atletas de 47 Federações Europeias de Atletismo.

Portugal, que fez deslocar a sua maior comitiva de sempre com 22 atletas, obteve a sua melhor participação, igualando as três medalhas de Torun 2021 e de Valência 1998 (subindo ao 6º lugar na tabela de medalhas, em 21 países), mas superando claramente o número de finalistas, com 9 atletas, e o número de pontos (41) que deram a melhor classificação de sempre: um honroso 10º lugar!

A campeã do mundo ‘indoor’ Auriol Dongmo defendeu a medalha de ouro conquistada em Torun 2021, revalidando o título europeu do lançamento do peso com 19,76 metros, a melhor marca mundial do ano, enquanto a sua companheira no Sporting, Jessica Inchude, lançou o engenho a 18,33 metros, arrebatando o quarto lugar.

Com um ‘voo’ de 17,60 metros, Pedro Pablo Pichardo, do Benfica, melhorou o recorde nacional estabelecido na véspera, reeditando o feito alcançado em Torun 2021, onde então conquistara a primeira medalha como português, tornando-se no segundo bicampeão português ‘indoor’ no triplo salto, depois de Nelson Évora ter arrebatado os títulos em Praga 2015 e Belgrado 2017. Pichardo junta o título de bicampeão europeu ‘indoor’ ao olímpico, mundial e europeu ao ar livre, detendo ainda o estatuto de ‘vice’ mundial em pista coberta.

Por seu turno, a vice-campeã olímpica Patrícia Mamona, do Sporting, e detentora do título há dois anos, mesmo apresentando-se lesionada, assegurou a medalha de bronze no triplo salto feminino. A atleta portuguesa fez a sua melhor marca logo no primeiro salto, com 14,16 metros.

Estes foram os Europeus de Atletismo em Pista Coberta com mais portugueses finalistas de sempre, tendo Portugal passado a somar 29 medalhas em Europeus 'indoor' e 17 de ouro. No total, alcançaram o estatuto de finalista (ou seja, até ao 8º lugar em cada prova) 9 atletas, entre os quais, os 4ºs lugares de Jessica Inchude e Tiago Pereira, no peso e no triplo salto, respectivamente, o 5º lugar de Arialis Martínez, nos 60 metros, o 6º de Marta Pen, nos 1.500 metros, e os 8ºs de Evelise Veiga, no salto em comprimento, que na sua primeira final em Campeonatos Europeus conseguiu a sua melhor marca do ano, e João Coelho, nos 400 metros, que obteve novo recorde de Portugal.

Recorde-se que Lisboa é das poucas capitais da Europa que não possui uma pista coberta.
Entretanto, a Federação de Atletismo Turca anunciou que todos os rendimentos da venda de ingressos no campeonato seriam doados às vítimas do recente terremoto que abalou o País.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes:
1 - Saudar a representação portuguesa presente no 37º Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta, que teve lugar de 2 a 5 de Março, em Istambul.
2 - Estender, em particular, o louvor às equipas técnicas, treinadores, a todos os atletas, bem como aos serviços de apoio, em reconhecimento do empenho colectivo numa modalidade relevante para Portugal.
3 - Saudar toda a comunidade turca que, mesmo após o trágico sismo que afectou o País e a vizinha Síria, conseguiu manter a organização de uma prova europeia de elevada relevância internacional.
Mais delibera ainda:
4 - Remeter a presente deliberação à Presidência da República, à Embaixada da República da Turquia em Portugal, à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, à Federação Portuguesa de Atletismo, à Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, à Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa, à CML e todos os seus vereadores.

Assembleia Municipal de Lisboa, 6 de Março de 2023
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes
Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20230306 Saudação À representação portuguesa no 37º Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta236 Kb