Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
*
*
Assembleia Municipal aprova medidas para a prevenção e mitigação de inundações propostas pelo PEV
28-02-2023

A Assembleia Municipal de Lisboa acaba de aprovar a recomendação do PEV que propunha inúmeras medidas de prevenção e mitigação de inundações na cidade de Lisboa.

Nas cidades, a impermeabilização do solo é um factor que tem vindo a agravar-se nos últimos anos, alterando a forma como o cidadão se relaciona com o meio envolvente e até reduzindo as funções naturais do solo e os serviços do ecossistema, sendo que Lisboa é a quarta capital mais impermeabilizada da Europa, com 60% do solo ocupado por edifícios, alcatrão, parques de estacionamento e outras infra-estruturas.

Lisboa vivencia, com uma certa frequência, situações críticas relacionadas com a precipitação, nomeadamente as inundações e cheias, como sucedeu em Dezembro de 2022.

Os Verdes consideram que é urgente concretizar medidas de adaptação e mitigação das alterações climáticas, tendo a área da mobilidade um peso muito significativo na mudança de paradigma que se impõe. Urge, igualmente, a adopção de medidas para reverter a impermeabilização das cidades, procurando fazer com que recuperem a sua capacidade original de reter as águas da chuva, que devem ser encaradas como um recurso e não como um problema.

Através desta proposta, Os Verdes exigem entre outras medidas que diligencie no sentido da agilização da atribuição dos apoios, do Governo e da autarquia, para a recuperação dos estragos provocados pelo mau tempo e pelas inundações, implemente um plano de regularização do uso do solo, definindo regras e objectivos concretos com vista à diminuição da área impermeabilizada nos solos da cidade, e que a par do Plano Geral de Drenagem de Lisboa, estude e, com base nesses estudos, implemente medidas complementares a nível do sistema de drenagem, como as sarjetas permeáveis, mas também soluções como os pavimentos permeáveis.

Também no âmbito desta proposta, o Partido Ecologista Os Verdes inicia amanhã, em Lisboa e em Oeiras, o roteiro ecologista com a visita a estabelecimentos e equipamentos afectados pelas inundações e contacto com comerciantes e moradores sobre os apoios aos comerciantes, na sequência das inundações e sobre as necessárias medidas a implementar para o futuro em termos da prevenção e mitigação das inundações e cheias.

Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes
Lisboa, 28 de Fevereiro de 2023

Documentos
Documento em formato application/pdf Nota à CS 2023-10-Assembleia Municipal aprova medidas para a prevenção e mitigação de inundações propostas pelo PEV41 Kb