Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
*
*
*
*
*
Tapada das Necessidades - Os Verdes alertam para degradação contínua do espaço
20-03-2022

O Grupo Municipal do PEV visitou ontem a Tapadas das Necessidades, onde pode verificar que este espaço de excelência da cidade de Lisboa, apresenta sinais de contínua degradação ao nível do edificado existente, pavimento e coberto vegetal.

Há 20 anos que Os Verdes defendem a requalificação da Tapada, e ontem antecipando o Dia Mundial da Árvore que hoje se comemora, decidiram mais uma vez assinalar a importância daquele espaço.

Importa referir que em 2019 a Câmara Municipal de Lisboa aprovou uma proposta que prevê a alienação de património municipal, a demolição de alguns espaços a construção de edifícios sem que esteja identificada a sua necessidade ou compatibilização com um espaço com as características únicas da Tapada das Necessidades. Todo este processo foi conduzido sem a participação da população.

Nessa altura, o Partido Ecologista Os Verdes apresentou na Assembleia Municipal de Lisboa, em Novembro de 2019, uma Recomendação para a Reabilitação da Tapada das Necessidades, propondo também a revogação da proposta que aprova o pedido de licenciamento para as obras (este ponto foi chumbado).

Entretanto, no seguimento de uma grande contestação, a CML avançou com um Plano de Salvaguarda da Tapada das Necessidades, tendo Os Verdes participado na consulta pública com as suas preocupações e contributos.

Os Verdes vão continuar a defender um projecto de recuperação, conservação e manutenção da Tapada das Necessidades que salvaguarde o acesso e usufruto públicos à população, assim como preserve a biodiversidade e o património natural, histórico e cultural.