Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 036/03 - Saudação Dia Internacional do Idoso
04-10-2022

Agendado: 36ª reunião, 4 de Outubro 2022
Debatido e votado: 39ª reunião, 18 de Outubro de 2022
Resultado da Votação: APROVADO por UNANIMIDADE

O Dia Internacional do Idoso é anualmente celebrado a 1 de Outubro, na sequência da sua proclamação através da Resolução nº 45/106, adoptada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, de 14 de Dezembro de 1990.

O objectivo de se assinalar esta data compreende a sensibilização da sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e de serem prestados os cuidados indispensáveis à população mais idosa, bem como o devido acompanhamento das necessidades específicas dos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

As previsões indicam que é nos países em desenvolvimento que o crescimento da população idosa será mais rápido. Avalia-se que existam no mundo 600 milhões de pessoas com mais de 60 anos, estimando-se que, até 2025, este número duplique, atingindo mais de 1,5 mil milhões de pessoas em 2050. Para Portugal, um dos países da União Europeia com maior percentagem de idosos, o Instituto Nacional de Estatística prevê que, com base em cálculos feitos com base na tendência de envelhecimento da população, resultante do aumento da esperança de vida e da diminuição dos níveis de fecundidade, no ano de 2050 um terço da população portuguesa seja idosa e quase um milhão de pessoas tenha mais de 80 anos.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes:
1 - Saudar o Dia Internacional do Idoso e as Associações e iniciativas que promovam a sua qualidade de vida.
2 - Saudar e reconhecer os contributos deste grupo social para o desenvolvimento e consolidação das relações em sociedade e a contínua preservação do conhecimento.
Mais delibera:
- Enviar a presente saudação ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, à SCML, à União das Misericórdias Portuguesas, ao Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa-Núcleo de Intervenção Social de Apoio Social ao Cidadão, à Inter-Reformados, ao MURPI-Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos e a todos os vereadores da CML.

Assembleia Municipal de Lisboa, 4 de Outubro de 2022
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes
Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20221004 Saudação Dia Internacional do Idoso130 Kb