Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 036/04 - Pelo falecimento de Carla Nunes, ex- diretora da Escola Nacional de Saúde Pública
04-10-2022

Agendado: 36ª reunião, 4 de Outubro 2022
Debatido e votado: 36ª reunião, 4 de Outubro 2022
Resultado da Votação: APROVADO por UNANIMIDADE

Faleceu no passado dia 15 de Setembro, aos 51 anos, Carla do Rosário Delgado Nunes de Serpa, ex-directora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-NOVA). Participou no grupo de especialistas que aconselhou o Governo durante os anos da pandemia, integrando o painel de peritos em várias reuniões do Infarmed sobre a evolução da Covid-19.

Era licenciada em Matemática/Ciências Estatísticas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, desde 1995, e mestre com doutoramento pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Docente da ENSP-NOVA desde 2005, era Professora Catedrática de Estatística e Coordenadora dos Programas de Doutoramento em Saúde Pública e em Global Public Health, tendo contribuído para a formação de muitos alunos e investigadores, e para o desenvolvimento da investigação. Membro do Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP) e do Comprehensive Health Research Centre (CHRC), tendo centrado a sua investigação nas áreas da estatística e epidemiologia em variados campos da Saúde Pública.

Para além do ensino e investigação e da direcção da ENSP-NOVA, entre 2019 e 2021, Carla Nunes desempenhou também funções de gestão enquanto vice-presidente do Conselho Científico e membro do Conselho de Escola.

Tendo sido uma das principais especialistas que aconselhou as entidades públicas e políticas nos últimos dois anos de pandemia e pelos seus valiosos contributos, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, na luta contra a pandemia de Covid-19 em Portugal, foi condecorada em Março passado como Comendadora da Ordem do Mérito. Recebeu a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, grau 'Ouro', em reconhecimento de todo o aconselhamento técnico, em especial nas áreas da epidemiologia, saúde pública e ciências sociais, prestado ao Ministério da Saúde no contexto da resposta à pandemia de Covid-19.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes:
1 - Prestar as mais sentidas condolências, guardando um minuto de silêncio em memória da professora Carla Nunes.
2 - Remeter o presente voto de pesar à Presidência da República, ao Ministério da Saúde, ao INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P., à Câmara Municipal de Lisboa e todos os seus vereadores, à Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e, por seu intermédio, à família enlutada.

Assembleia Municipal de Lisboa, 4 de Outubro de 2022
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes
Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20221004 Voto de Pesar Pelo falecimento de Carla Nunes ex-directora da Escola Nacional de Saúde Pública471 Kb