Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 015/01 - Saudação - 27 de Março - Dia Mundial do Teatro
18-03-2022

Agendado: 15ª reunião, 5 de Abril 2022
Debatido e votado: 15ª reunião, 5 de Abril 2022
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade

Anualmente, no dia 27 de Março, comemora-se o valor e a importância do Teatro. Este dia foi instituído aquando do 9º Congresso Mundial do ITI, em Junho de 1961. A data foi celebrada pela primeira vez em 1962 pelo International Theatre Institute (ITI) e, desde então, assinalada pelos Centros do ITI e pela comunidade internacional, contando com vários eventos teatrais nacionais e internacionais, organizados para assinalar a ocasião.

De acordo com a Direcção-Geral das Artes, uma das iniciativas mais importantes será a difusão da Mensagem Internacional do Dia Mundial do Teatro, através da qual uma figura de reconhecido mérito partilha mundialmente as suas reflexões sobre o tema do Teatro e da Cultura da Paz. Este ano, a mensagem do Dia Mundial do Teatro será da autoria da actriz de teatro, cinema e televisão Helen Mirren (Reino Unido), sendo partilhada pelo Instituto Internacional do Teatro ITI - Organização Mundial para as Artes Performativas e traduzida para português por Ricardo Simões (do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana).

Para comemorar esta efeméride decorrem, neste dia, vários espetáculos teatrais gratuitos ou com bilhetes mais acessíveis, sendo relembrados alguns dos artistas e das obras mais importantes da história do Teatro, com o objectivo de promover as artes cénicas junto do público.

Sendo o teatro reconhecido como uma arte milenar que possibilita a preservação da memória e a divulgação da cultura de diferentes povos, através de diferentes géneros como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, o teatro infantil e a revista popular, entre outras formas de expressão, usualmente, o Município de Lisboa promovia neste dia e na Casa do Artista um encontro com os profissionais do Teatro, tradição que permitia estreitar laços com a comunidade de actores e atrizes, dramaturgos, encenadores e outros profissionais do teatro.

As comemorações do Dia Mundial do Teatro deste ano, e que mais uma vez integra a Casa do Artista, tem lugar entre os dias 25, 26 e 27 de Março, com o apoio da Junta de Freguesia de Carnide, incluindo uma homenagem a uma figura do teatro nacional, o actor Luís Aleluia.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera saudar, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes:

1 - O dia 27 de Março - Dia Mundial do Teatro.

2 - Todos os intervenientes nas artes cénicas, encenadores, artistas e profissionais de apoio a esta actividade cultural que, mesmo durante o actual período pandémico, vêm contribuindo com a sua dedicação e saber para manter vivas e divulgar as artes de palco e os seus autores.

Mais delibera ainda:

3 - Enviar a presente deliberação à Direcção-Geral das Artes, à Sociedade Portuguesa de Autores, à Casa do Artista, à CML e todos os seus vereadores, à EGEAC e ao Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos.

Assembleia Municipal de Lisboa, 18 de Março de 2022
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes
Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20220329 Saudação 27 de Março - Dia Mundial do Teatro459 Kb