Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
*
Serviço Domiciliário das BLX
28-01-2021

Debatida e votada em 2 de Fevereiro de 2021
Aprovada por unanimidade

As Bibliotecas de Lisboa cumprem um relevante serviço público ao disponibilizarem gratuitamente o acesso a livros e publicações periódicas. Porém, na sequência da Resolução do Conselho de Ministros no sentido de novo confinamento geral, as BLX encontram-se neste momento encerradas.

Pelo mesmo motivo as livrarias físicas também se encontram impedidas de vender livros e, simultaneamente, as orientações determinam o confinamento e a diminuição, ao necessário, das deslocações.

O livro é mais que um conjunto de folhas de papel impressas. É fonte de satisfação, de alegrias e de conhecimento, enriquecendo a vida e aumentando o valor da existência de cada pessoa. É através deles que aprendemos, libertamos, viajamos, fantasiamos e sonhamos.

O livro é, também, um degrau essencial na escada da mobilidade social, um elemento através do qual conhecemos o outro por via das histórias que nos ligam a todos.

A leitura é um bem-essencial que ganha valor nos tempos em que a mobilidade nos é negada. E é, seguramente, um antídoto à depressão.

Mais livros. Mais livres.

Nesse sentido, o Grupo Municipal do CDS-PP propõe à Assembleia Municipal de Lisboa que recomende à Câmara Municipal de Lisboa que:

1. Crie um serviço de entrega domiciliária de livros - requisitados digitalmente - constantes no catálogo da BLX;
2. Que o serviço de entrega domiciliária não se sobreponha ao das Juntas de Freguesia que já o prestam;
3. Inicie uma campanha de divulgação «entrega domiciliária de livros» constituindo, simultaneamente, um incentivo à leitura.

Lisboa, 28 de Janeiro de 2021

O Grupo Municipal do CDS-PP
Diogo Moura