Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
*
Criação de bolsas de estacionamento para residentes na Avenida Sidónio Pais
05-05-2018

Aprovada por maioria com a abstenção do PAN.

A Avenida Sidónio Pais, localizada na freguesia de Avenidas Novas tem vindo, ao longo dos últimos anos, sofrido uma enorme pressão no que respeita à procura de estacionamento por parte dos residentes, que se intensificou após a extinção de 190 lugares de estacionamento à superfície, no antigo parque da EMEL do Pavilhão Carlos Lopes.

A abertura do Novo Centro de Congressos/Multiusos no Pavilhão Carlos Lopes tem atraído milhares de pessoas a eventos o que, a juntar a duas unidades hoteleiras limítrofes sem estacionamento, uma grande superfície comercial e às inúmeras actividades de grande dimensão realizadas no Parque Eduardo VII, de que é exemplo mais uma edição da Feira do Livro, vêm a agravar a pressão nesta zona da Cidade.

Os vários eventos realizados geram uma forte procura e atractividade rodoviária, com fortes níveis de perturbação de mobilidade em torno da Avenida em apreço e que, em primeiro lugar, dificultam o acesso dos residentes às suas habitações, pelo que importa encontrar uma solução que minimize constrangimentos.

Nesse sentido, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na sua reunião de 11 de maio de 2017, a moção do CDS que propunha a avaliação da possibilidade de criação de 2 bolsas de estacionamento adjacentes ao edificado destinadas a residentes. Decorrido 1 ano, a resposta a essa avaliação não foi apresentada nem a medida executada.

Contudo, mantêm-se as preocupações por parte dos residentes e a intensificação de actividades no Pavilhão Carlos Lopes e Parque Eduardo VII.

Assim, entendemos que parte dos 260 lugares de estacionamento público existentes na Avenida Sidónio Pais devem ser afectados ao estacionamento para residentes.

Nesse sentido, o Grupo Municipal do CDS-PP propõe à Assembleia Municipal de Lisboa que recomende à Câmara Municipal de Lisboa que:

Proceda à criação de duas bolsas de estacionamento para residentes, com uma capacidade total estimada em 104 lugares (52 + 52), separadas entre si pela Rua Eugénio dos Santos vigorando aos Sábados, Domingos e Feriados e durante o período nocturno nos dias úteis.

Lisboa, 4 de Maio de 2018

O Grupo Municipal do CDS-PP
Diogo Moura