Assembleia Municipal de Lisboa
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
*
Por uma solução de mobilidade e de segurança junto ao Colégio Cesário Verde
19-07-2016

Debatida e votada: 19 de Julho de 2016
Rejeitada com a seguinte votação - A favor: CDS, PCP, PEV, BE, MPT, PSD e PAN. | Abstenção: IND. e PNPN | Contra: PS

O Colégio Cesário Verde, sito na Av. Infante D. Henrique, não possui nenhum espaço que permita a largada e recolha dos alunos que se deslocam em viatura particular.

A Av. Infante D. Henrique possui três faixas de rodagem que intersectam com outras artérias de elevada carga viária, nomeadamente a ligação á Avenida Marechal Gomes da Costa, Avenida Marechal António de Spínola e todo o trânsito em direcção a uma das saídas Norte da cidade de Lisboa.

Diariamente, verifica-se o congestionamento de tráfego e ocupação da faixa de rodagem por pais e encarregados de educação, na necessidade de deixar ou recolher os alunos do referido estacionamento e, simultaneamente, a ocupação abusiva do passeio público seja no período referido mas que se estende, também, durante o dia.

Tendo em conta que se trata de um estabelecimento com um número considerável de alunos e com a proximidade de uma via com bastante tráfego, importa encontrar uma solução viária que permita a normal circulação de peões no passeio e um espaço dedicado à tomada e largada de passageiros que garanta o cumprimento das condições mínimas de segurança.

Tal medida irá contribuir para a desocupação de uma das faixas de rodagem, a livre circulação de peões utilizada diariamente por moradores e trabalhadores da zona, bem como a segurança que se exige junto a estabelecimentos de ensino.

Nesse sentido, o Grupo Municipal do CDS-PP propõe à Assembleia Municipal de Lisboa que recomende à Câmara Municipal de Lisboa que:

Apresente uma solução de mobilidade e acessibilidades que garanta:

  • A criação de uma zona de tomada e largada de alunos em frente ao Colégio Cesário Verde;
  • A reconfiguração do passeio existente garantindo a plena acessibilidade e mobilidade dos cidadãos;
  • A instalação de sinalética vertical e horizontal informativa de aproximação de estabelecimento escolar;
  • A avaliação e estudo da implementação de estacionamento em longitudinal e colocação de pilaretes no troço da Av. Infante D. Henrique compreendido entre o cruzamento com a Av. Marechal Gomes da Costa e com a rotunda na extremidade oposta.

Lisboa, 14 de Julho de 2016
O Grupo Municipal do CDS-PP

Diogo Moura