Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
*
Sanitários públicos no Cais do Sodré

Debatida e votada: 16 de Setembro de 2014
Aprovada por maioria com a seguinte votação: Favor- PS/ PSD/ PCP/ BE/ CDS-PP/ PEV/ MPT/ PAN/ PNPN; Abstenção - 6 IND

O Cais do Sodré tem sofrido um progressivo e considerável aumento de actividade nocturna notabilizando-se por ser uma das zonas de Lisboa com maior confluência de frequentadores da noite lisboeta.

O significativo número de pessoas que diariamente ocupa a via pública no Cais do Sodré, a consumir bebidas, tem agravado o problema da higiene pública local.

Durante o dia, os moradores, os clientes e trabalhadores do comércio e serviços locais, os turistas, assim como os milhares de portugueses da linha de Cascais e da margem sul do Tejo que usam o Cais do Sodré como porta de entrada na cidade tem de suportar o cheiro nauseabundo dos que utilizaram os recantos e as ombreiras das portas como sanitários.

O bem-estar e saúde pública devem ser uma prioridade permanente que não pode ser descurada.

Já em Julho de 2013 a Comissão para a Promoção de Boas Práticas, na sua recomendação REC/7/CPBP/GAT-CPBP/13, questionava a CML sobre a inexistência de sanitários públicos na referida zona e até à data não existiu qualquer acção por parte da Câmara Municipal para resolver a situação.

Nesse sentido, o Grupo Municipal do CDS/PP propõe à Assembleia Municipal de Lisboa que recomende à Câmara Municipal de Lisboa que:

  • Em conjunto com a Junta de Freguesia da Misericórdia, se verifique qual a melhor localização para a criação de sanitários públicos;
  • Instale, com carácter de urgência, os referidos sanitários, que permitam melhorar a higiene e qualidade de vida dos vivem e frequentam, ou simplesmente visitam, o Cais

Lisboa, 15 de Setembro de 2014
O Grupo Municipal do CDS-PP
Maria Luísa Aldim