Assembleia Municipal de Lisboa
*
Apresentação para candidatura à UNESCO
Lisboa histórica cidade global
13-01-2016

Esta apresentação da Câmara Municipal resume a candidatura de Lisboa a património mundial da UNESCO, na categoria de "cidade histórica habitada", de caráter evolutivo.

A candidatura a inscrição na Lista Indicativa de Portugal do bem Lisboa Histórica, Cidade Global foi aprovada, por unanimidade, em reunião de Câmara realizada no passado dia 13 de janeiro. A proposta foi subscrita pelos Vereadores Manuel Salgado e Catarina Vaz Pinto, tendo sido articulada com os Deputados Municipais Simonetta Luz Afonso e Victor Gonçalves, presidentes da Comissão de Cultura e da Comissão de Urbanismo, respetivamente, da Assembleia Municipal de Lisboa.

A candidatura identifica dois momentos da cidade que constituíram marcos decisivos na sua evolução - os Descobrimentos, no século XV, e o Terramoto, no século XVIII - momentos em que a cidade se atualizou adotando as correntes do pensamento inovador da Europa. A cidade medieval cresceu até ao rio e transformou-se na cidade global que mais tarde se soube reconstruir como iluminista. Desta evolução, em constante adaptação a um relevo complexo e afeiçoando-se à pré-existência, resulta a Lisboa Histórica, singular entrelaçado de tecidos urbanos, testemunho de uma história milenar de intercâmbio de culturas, povos e religiões.

O bem proposto integra o território envolvido pela Cerca Fernandina, que abrange os tecidos urbanos mais antigos da cidade, os núcleos de Santa Clara, São Vicente e Mouraria, os colégios jesuítas de Santo Antão-o-Novo, enquanto locais de ensino de matérias científicas que constituíram grande contributo para a navegação, o Bairro Alto e o Mocambo, bairros criados na sequência dos Descobrimentos, e a frente ribeirinha, entre o Cais do Sodré e Santa Apolónia. Inclui ainda os principais miradouros da cidade, que permitem uma sucessão de pontos de vista de elevada qualidade cénica.

A Comissão Nacional da UNESCO está a proceder à apreciação das candidaturas enviadas. A Lista de Bens a incluir na Lista Indicativa de Portugal será divulgada em breve.

Documentos
Documento em formato application/pdf Lisboa histórica cidade global - apresentação14436 Kb