Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 112/05 (PAN) - Pesar pela morte de Ana Oliveira
16-07-2020

Agendado: 16 de Julho 2020
Debatido e votado: 16 de Julho 2020
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade
Passou a Deliberação: 202/AML/2020
Publicação em BM: 5º Suplemento ao BM nº 1380, de 30 Julho

Voto de Pesar
Pela Morte de Ana Oliveira

Ana Oliveira, de 16 anos, faleceu no passado dia 12 de julho de 2020 no Hospital Santa Maria, vítima de um atropelamento ocorrido no dia anterior, quando atravessava uma passadeira no Campo Grande, em Lisboa. De acordo com o noticiado, o condutor não terá respeitado um sinal vermelho, decisão que custou a vida da jovem.

Ana Oliveira, que completaria 17 anos em setembro, era uma promessa do basquetebol em Portugal, tendo pertencido à equipa sub-19 do Sporting CP, onde jogava há seis anos, paixão que partilhava com os seus dois irmãos, João e António Oliveira, ambos na formação do basquetebol do mesmo clube. Os seus familiares, amigos e colegas de equipa descrevem Ana Oliveira como uma pessoa empenhada, persistente e, acima de tudo, alegre.

Esta situação, que tirou a vida a uma jovem adolescente, provoca grande revolta e preocupação e alerta-nos para a necessidade de uma reflexão transversal sobre a sinistralidade em Portugal bem como sobre a necessidade de se tomarem medidas de prevenção e combate a este problema, tão presente nas nossas estradas. Concretamente, e segundo o Relatório de Maio de 2020 da Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária , nos primeiros cinco meses do presente ano registaram-se 9.297 acidentes com vítimas no Continente, de que resultaram 131 vítimas mortais ocorridas no local do acidente ou durante o transporte até à unidade de saúde.

Nesta hora de pesar, reforçamos o nosso compromisso para com a promoção de políticas que promovam a segurança rodoviária, para que todos os utentes da via pública - peões, ciclistas e automobilistas - possam circular em harmonia e segurança.
Assim, a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua Sessão Ordinária de 16 de julho de 2020, delibera:

1.Manifestar o seu profundo pesar pelo falecimento de Ana Oliveira, bem como de todas as cidadãs e cidadãos que perderam as suas vidas na estrada, guardando um minuto de silêncio em sua memória e homenagem;
2. Endereçar o presente Voto de Pesar e as sinceras condolências à família e amigos da jovem.

Lisboa, 16 de julho de 2020

O Grupo Municipal do
Pessoas - Animais - Natureza
Miguel Santos
Inês de Sousa Real

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 112/05 (PAN)64 Kb