Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 082/01 (PAN) - Pelos 20 anos da Médicos do Mundo
10-09-2019

Agendado: 10 de Setembro 2019
Debatido e votado: 10 de Setembro 2019
Resultado da Votação: Deliberado por pontos:
Pontos 1, 2 e 4 Aprovados por unanimidade
Ponto 3 Aprovado por maioria com a seguinte votação: Favor: PS/ PSD/ CDS-PP/ BE/ PAN/ PEV/ PPM/ 11 IND - Abstenção: PCP
Ausência do Grupo Municipal do MPT da Sala de Plenário
Passou a Deliberação: 361/AML/2019
Publicação em BM: 2º Suplemento ao BM nº 1339, de 17 de Outubro

Voto de Saudação
- Pelos 20 anos da Médicos do Mundo -

A Médicos do Mundo celebra este ano os seus 20 anos de intervenção em Portugal.
Em 1999, um grupo de pessoas de áreas distintas juntaram-se para formar a delegação portuguesa da Médicos do Mundo, que se viria a dedicar à prestação de cuidados de saúde gratuitos à população mais vulnerável, nomeadamente a pessoas em situação de sem-abrigo, pessoas residentes em habitação social de génese ilegal, pessoas com comportamentos aditivos de drogas intravenosas, trabalhadores/as sexuais, imigrantes, vítimas de conflitos ou de catástrofes naturais, pessoas idosas e isoladas e crianças e jovens em situação de risco.

A Médicos do Mundo atua não só em matéria de assistência médica e social, compreendendo áreas como doenças crónicas, SIDA, saúde mental, sobrevivência materna e infantil ou doenças infecto-contagiosas, como também atua na consciencialização da sociedade civil e na denúncia de injustiças e desigualdades sociais, nomeadamente violação de direitos humanos e barreiras ao acesso aos cuidados de saúde.

Ao longo destes 20 anos, a Médicos do Mundo implementou mais de 130 projetos que permitiram apoiar mais de um milhão e meio de beneficiários em 12 países, estando alguns destes projetos relacionados com intervenções de emergência humanitária em resposta a situações de conflito armado, como foi o caso de Timor-Leste, ou catástrofes naturais, como foi o caso de Moçambique.

Mais de 7.200 voluntários e mais de 19.450 doadores contribuíram para apoiar a Médicos do Mundo durante estas duas décadas, seguindo a sua missão de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas que ajudam.

Assim, o Grupo Municipal do PAN propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa, reunida na sua Sessão Ordinária de 10 de setembro de 2019, delibere:
1. Saudar a Médicos do Mundo pelos seus 20 anos de intervenção em Portugal;
2. Agradecer todo o trabalho que a Médicos do Mundo desenvolve junto das pessoas mais vulneráveis, melhorando continuamente as suas condições de saúde e a sua qualidade de vida;
3. Reconhecer a importância da Médicos do Mundo para o aumento da consciência social, trazendo a debate público temas fraturantes da nossa sociedade;
4. Saudar todas as pessoas que, a título individual ou coletivo, apoiaram a Médicos do Mundo para a excelente prossecução do seu trabalho;
5. Remeter este voto de saudação à Médicos do Mundo.

Lisboa, 6 de setembro de 2019
O Grupo Municipal do
Pessoas - Animais - Natureza

Miguel Santos
Inês de Sousa Real

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 082/01 (PAN) 211 Kb
Documento em formato application/pdf 2º Suplemento ao BM nº 1339, de 17 de Outubro965 Kb