Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 081/01 (PAN) - Saudação pelos 70 anos da Sociedade Portuguesa de Cardiologia
23-07-2019

Agendado: 23 de Julho de 2019
Debatido e votado: 23 de Julho
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade
Passou a Deliberação: 346/AML/2019
Publicação em BM: 4º Suplemento ao BM n. 1337, de 03.10

Voto de Saudação
Pelos 70 anos da Sociedade Portuguesa de Cardiologia

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia ( SPC ) comemorou, no passado dia 9 de julho, os seus 70 anos de existência.

Nasceu a 1949, após o fim da Segunda Guerra Mundial, fundada por um grupo de médicos cardiologistas, que sentiram a necessidade de criar uma sociedade científica que pudesse alicerçar o desenvolvimento da cardiologia em Portugal.

A SPC foi crescendo e com o objetivo de estimular a investigação científica relacionada com doenças do aparelho circulatório e de se dedicar aos aspetos sociais da profilaxia e assistência aos doentes cardíacos.

É membro integrante e ativo da Sociedade Europeia de Cardiologia , além de trabalhar com diversos parceiros, nomeadamente o American College of Cardiology e a Sociedade Brasileira de Cardiologia , contribuindo sempre para estreitar relações entre os profissionais da área em Portugal e a comunidade científica internacional.

É de louvar o empenho da SPC e a sua dedicação ao estudo das doenças cardiovasculares, que afetam cerca de meio milhão de portugueses: uma em cinco pessoas pode desenvolver estas doenças. Ainda, a morte súbita tira a vida a 12.000 portugueses por ano e dois terços das situações são provocadas por doença coronária.

A SPC desenvolve, ainda, um trabalho fundamental ao nível da sensibilização para esta patologia. A elevada taxa de mortalidade a ela associada deve-se essencialmente à falta de informação e de desconhecimento sobre as doenças cardiovasculares: muitos doentes não sabem que o são e não recorrerem ao hospital atempadamente.

Nas palavras do presidente da SPC , Professor Victor Gil, é necessário controlar os fatores de risco cardiovascular e apostar na reabilitação cardíaca.

Assim, propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa, reunida na sua Sessão Ordinária de 16 de julho de 2019, delibere:

1. Saudar a Sociedade Portuguesa de Cardiologia pelos seus 70 anos de entrega e de dedicação à investigação e sensibilização na área da cardiologia;
2. Reconhecer e agradecer o trabalho que desenvolvem junto das pessoas que sofrem de doenças cardiovascular;
3. Remeter este voto de saudação à Sociedade Portuguesa de Cardiologia .

Lisboa, 23 de Julho de 2019
O Grupo Municipal do
Pessoas - Animais - Natureza

Miguel Santos | Inês de Sousa Real

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 081/01 (PAN) - nova versão327 Kb
Documento em formato application/pdf 4º Suplemento ao BM n. 1337, de 03.1094 Kb