Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 062/05 (PS/PSD/DMs IND Rui Costa e José Alberto Franco) - Pesar pelo falecimento de João Vasconcelos
26-03-2019

Agendado: 26 de Março de 2019
Debatido e votado: 26 de Março de 2019
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade
Passou a Deliberação: 125/AML/2019
Publicação em BM: 2º Suplemento ao BM nº 1316, de 9 de Maio.

VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JOÃO VASCONCELOS

Faleceu esta noite, aos 43 anos, João Vasconcelos.
Militante do Partido Socialista, foi Secretário de Estado da Indústria do XXI Governo Constitucional de Portugal.
Teve um percurso marcadamente ligado ao empreendedorismo, tendo sido Diretor Executivo da Startup Lisboa, Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, de 2011 até 2015, e Presidente do LIDE Empreendedorismo, uma associação com foco na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios e nas empresas. Atualmente era Presidente do Conselho Consultivo da Flash, uma empresa na área da mobilidade.
Entre 2005 e 2011 foi Adjunto e Assessor do Gabinete do Primeiro-Ministro, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia.
Foi ainda Vice-Presidente do Conselho Indústria e Conselho Economia Digital da CIP - Confederação Empresarial de Portugal e Vice-Presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), entre 1999 e 2005.
João Vasconcelos fez-se notar ainda pelo seu elevado espirito de solidariedade e empenho em causas humanitárias. Em 2015 participou na Caravana “Aylan Kurdi”, tendo sido responsável por recolher e transportar a vários campos de refugiados na Croácia e Sérvia toneladas de comida, medicamentos, roupa e brinquedos. Foram mais de 300 pontos de recolha e ajuda de mais de 1000 voluntários, tendo sido a maior doação privada de toda a Europa até então.
Deixa na cidade de Lisboa duas marcas que perdurarão no tempo: a liderança apaixonada da StartUp Lisboa e o envolvimento decisivo para a permanência da Web Summit na cidade de Lisboa.
Assim, a Assembleia Municipal de Lisboa, reunida em 26 de março de 2019, manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de João Vasconcelos, guarda um minuto de silêncio e endereça à sua família as mais sentidas condolências.

José Leitão (PS)
Manuel Portugal Lage (PS)
Luis Newton (PSD)
Rui Costa (Ind.)
José Alberto Franco (Ind.)

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 062/05 (PS/PSD/DMs IND Rui costa e José Alberto Franco)164 Kb
Documento em formato application/pdf 2º Suplemento ao BM nº 1316, de 9 de Maio.98 Kb