Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 062/02 (PEV) – Voto de Saudação Luta das novas gerações pela solução dos problemas ambientais
26-03-2019

Agendado: 26 de Março de 2019
Debatido e votado: 2 de Abril
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade
Ausência do Grupo Municipal do PPM e de dois Deputados(as) Municipais Independentes da Sala de Plenário
Passou a Deliberação:
Publicação em BM:

VOTO DE SAUDAÇÃO
Luta das novas gerações pela solução dos problemas ambientais

Milhares de jovens portugueses participaram, no dia 15 de Março, em acções em diversos pontos do País reclamando medidas para os problemas ambientais e para defesa do Planeta.

Estas iniciativas revelaram a disponibilidade das jovens gerações para a denúncia e a intervenção relativamente aos graves problemas ambientais com que hoje o mundo se confronta, particularmente, o consumo desenfreado e insustentável dos recursos naturais à escala global.
Foi uma prova de que os jovens participam e estão envolvidos em causas justas e necessárias, estando conscientes do seu papel na transformação da sociedade e de que o desafio das alterações climáticas exige um compromisso sério e concertado.

Os jovens mobilizaram-se, uniram-se e juntos manifestaram-se contra as alterações climáticas, exigindo respostas governamentais para a crise ambiental que vivemos, através de medidas urgentes para alterar o rumo do aquecimento global.

As alterações climáticas são o grande desestabilizador da natureza e, consequentemente, das sociedades humanas, representando a maior crise alguma vez enfrentada pela Humanidade.
Erradica das actividades humanas que estão a contribuir para que a concentração de dióxido de carbono esteja a atingir níveis inéditos nos últimos três milhões de anos, perturbando os ecossistemas terrestres e marinhos e com um enorme impacto mortífero na saúde das populações humanas, através da poluição atmosférica e das ondas de calor.

A apropriação dos recursos naturais, a sua mercantilização e exploração tendo em vista o lucro e em detrimento do seu valor ecológico e social, as agressões e guerras contra povos e países para dominar os seus recursos naturais, entre muitos outros problemas, ameaçam a sobrevivência de todas as espécies do Planeta.

A acção dos povos e a intervenção dos Estados são decisivas para a defesa do Planeta, da biodiversidade, do meio ambiente e da sustentabilidade da utilização dos recursos naturais para satisfação das necessidades sociais.

Considerando ser obrigação de cada um de nós contribuir e exigir respostas para os problemas ambientais e para preservar o Planeta para as gerações futuras, merecendo esta mobilização dos estudantes ser reconhecida e saudada.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta dos eleitos do Partido Ecologista Os Verdes:
1. Saudar os jovens que participaram nas acções em defesa do ambiente no passado dia 15 de Março e exorta-os a prosseguir a luta contra a mercantilização da natureza.
2. Enviar a presente deliberação ao Presidente da República, ao Governo, aos Grupos Parlamentares, ao Conselho Nacional de Juventude, às Associações de Defesa do Ambiente e às Direcções dos Agrupamentos de Escolas da cidade de Lisboa.

Assembleia Municipal de Lisboa, 26 de Março de 2019
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 062/02 (PEV) 130 Kb