Quarteirão da Portugália - Audição pública

Aberta à participação dos cidadãos, 18 de julho, 17.30, no Fórum Lisboa.

Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 029/01 (PEV) - Saudação pela participação portuguesa nos Jogos do Mediterrâneo
10-07-2018

Agendado: 10 de Julho de 2018
Debatido e votado: 10 de Julho de 2018
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade; Ausência de um Deputado(a) Municipal Independente da Sala de Plenário; Ausência do Grupo Municipal do MPT da Sala de Plenário
Passou a Deliberação: 309/AML/2018
Publicação em BM: 2º Suplemento ao BM nº 1278

Saudação
“Participação portuguesa nos Jogos do Mediterrâneo”
Portugal estreou-se com êxito nos 18ºs Jogos do Mediterrâneo, que este ano teve o seu ‘epicentro’ em Tarragona, Espanha, entre 22 de Junho e 1 de Julho. A comitiva portuguesa esteve representada por 232 atletas, em 29 modalidades, num evento com 26 países, tendo conquistado 24 medalhas, 3 de ouro, 8 de prata e 13 de bronze.
Estes Jogos são celebrados por nações banhadas pelo Mar Mediterrâneo, tendo a 1ª edição decorrido em 1951 e, desde então, sempre de 4 em 4 anos. O símbolo dos Jogos são três aros que simbolizam os três continentes que se unem por intermédio da competição: Europa, Ásia e África, realizando-se a próxima edição em Oran, na Argélia, em 2021.
De acordo com o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), a competição funcionou como uma espécie de ‘berço’ para atletas, treinadores e mesmo para o desporto nacional, especificando que “é um nível de competição médio/alto que permite aferir, nesta fase da época, os níveis competitivos dos nossos atletas tanto mais que em algumas modalidades vão ainda ocorrer uns picos de competição para os quais se preparam durante estes Jogos. Este é um elemento aferidor muito positivo e que ajuda ao desenvolvimento” das diversas modalidades desportivas.
A bandeira portuguesa subiu nos pódios do triatlo, tiro com pistola de ar comprimido, natação, canoagem, ciclismo, atletismo, hipismo, judo, taekwondo e basquetebol.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta dos eleitos do Partido Ecologista Os Verdes, saudar:
1 - O excelente desempenho da participação portuguesa nos 18ºs Jogos do Mediterrâneo.
2 - Toda a comitiva portuguesa que esteve presente nos Jogos do Mediterrâneo 2018 e, em particular, os atletas galardoados.

Mais delibera ainda:
- Enviar a presente deliberação à Secretaria de Estado do Desporto, ao Comité Olímpico de Portugal e à delegação portuguesa nos Jogos do Mediterrâneo 2018.

Assembleia Municipal de Lisboa, 3 de Julho de 2018
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Cláudia Madeira J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 029/01 (PEV) 179 Kb