Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 05/134 (PS) - Saudação ao trabalho da GEBALIS em matéria de igualdade e responsabilidade social
07-03-2017

Agendado: 134ª reunião, 7 de Março de 2017
Debatido e votado: 7 de Março de 2017
Resultado da Votação: Aprovado por Maioria com a seguinte votação: Favor: PS/ PSD/ PAN/ PNPN/ 6 IND - Contra: BE - Abstenção: PCP/ CDS-PP/ PEV/ MPT
Passou a Deliberação: 62/AML/2017
Publicação em BM:1º Supmento ao BM nº 1206

VOTO DE SAUDAÇÃO
Ao trabalho da GEBALIS em matéria de igualdade e responsabilidade social

A GEBALIS, empresa municipal para Gestão do Arrendamento Social em Bairros Municipais de Lisboa, foi criada em Outubro de 1995 para assegurar a gestão do arrendamento da habitação municipal e do património habitacional que a Câmara Municipal lhe confiou.
Com natureza municipal pretende assegurar uma política de gestão integrada, que visa a administração dos bairros, a qualidade de vida das populações residentes e a conservação do património.
A GEBALIS tem como missão gerir eficazmente os Bairros com uma forte perspetiva de desenvolvimento e integração social, educação ambiental, conservação do património e integração profissional da população e rege-se, entre outros, por valores de Responsabilidade Social.
Integrou no ano de 2015, o programa Lisboa Capital Europeia do Voluntariado e, nesse âmbito reformulou o seu programa de voluntariado empresarial. Disponibiliza tempo de trabalho técnico dos seus recursos humanos para participarem em grupos de trabalho, envolvendo entidades públicas e privadas da cidade, no âmbito da Responsabilidade Social e dos Direitos Humanos.
Em 2015 recebeu o Prémio "Igualdade é Qualidade", que distingue entidades empregadoras nas áreas da igualdade entre homens e mulheres, no emprego, na formação profissional, na conciliação da vida profissional e familiar e na prevenção e combate à violência doméstica e de género.
Externamente a GEBALIS protege os Direitos Humanos através do envolvimento com a comunidade em geral e com os seus clientes em particular, pelo facto de muitos deles viverem em situação de pobreza e exclusão social.
A GEBALIS consagra no seu código de Ética, no artigo 14 - "Não são admissíveis quaisquer formas de discriminação em razão de ascendência, sexo, raça, território de origem, religião, convicções políticas, filiação sindical, instrução situação económica ou profissional, condição social ou orientação sexual", principio que se reflete internamente e externamente à empresa e em ações concretas.
A GEBALIS prossegue uma política de sensibilização ambiental e eficiência energética, interna e externamente através de projetos que incluem ações de sensibilização para as questões ambientais e a boa utilização e conservação dos recursos naturais.
Internacionalmente a GEBALIS é membro do World Family Organization (WFO) e desde Julho de 2010 do Global Compact Network (Nações Unidas). A nível nacional é membro de vários Grupos e Associações que pugnam pela promoção e desenvolvimento do conceito de Cidadania Empresarial e de Responsabilidade Social. Entre outras distinções, foi reconhecida em 2014 pela terceira vez consecutiva com o Rótulo Europeu de Responsabilidade Social "CEEP CRS Label", promovido pelo CEEP Europeu - Serving Sustainability in Public Services", na área da Responsabilidade Social.

Assim, a Assembleia Municipal de Lisboa, reunida em sessão ordinária de 7 de Março de 2017, delibera:
1. Saudar a GEBALIS pelo seu empenho na protecção dos direitos humanos e na promoção da igualdade.
2. Saudar a GEBALIS pela criação e implementação de projetos de intervenção social, pela participação em parcerias noutros projetos e atividades dirigidas à comunidade, numa lógica de trabalho em rede e pela promoção e mobilização das capacidades coletivas de organização dos moradores para uma participação ativa na gestão dos bairros.
3. Enviar o presente voto à GEBALIS e dar conhecimento do mesmo à Câmara Municipal de Lisboa.

A Deputada Municipal

Carla Madeira
Documentos
Documento em formato application/pdf Voto 05/134 (PS)99 Kb