Assembleia Municipal de Lisboa
Voto de pesar 05/115 (PS) - Pelo atentado ocorrido em Nice
19-07-2016

Agendado: 115ª reunião, 19 de julho de 2016
Debatido e votado: 19 de julho de 2016
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade
Passou a Deliberação: 232/AML/2016
Publicação em BM: BM nº 1175

VOTO DE CONDENAÇÃO E PESAR
Pelo atentado ocorrido em Nice

Na noite do passado dia 14 de julho, a França, a Europa e o Mundo foram surpreendidos por um terrível atentado ocorrido em Nice.

Vitimou 84 pessoas, de diferentes idades e nacionalidades, que só tinham um ponto em comum serem pessoas como qualquer um (a) de nós que estavam naquele local, naquele momento, e deixou mais de duas centenas de feridos.

O atentado atroz ocorrido em Nice soma-se, assim, a outros atentados ocorridos no passado recente, que, embora por distintos motivos, foram sempre contra a paz, a liberdade e a democracia.

Este atentado bárbaro obriga-nos a uma reflexão urgente sobre a forma de responder às múltiplas configurações do terrorismo, o que exige não só o combate às suas causas (políticas, económicas e sociais), mas igualmente a defesa e afirmação dos valores da liberdade e da democracia.

Cada vez mais sem fronteiras, sem rostos (que não os das suas próprias vítimas) a ameaça terrorista configura um dos maiores desafios que se colocam à sociedade moderna, convocando-a, e a toda a sua energia, para uma contenda que terá sempre um e um só objetivo: a defesa intransigente dos valores do Estado de Direito Democrático.

Assim, a Assembleia Municipal de Lisboa, reunida em Sessão Ordinária a 19 de julho, exprime a sua inequívoca e veemente condenação pelo atentado perpetrado em Nice e manifesta os sentimentos do seu profundo pesar às famílias das vítimas, às autoridades e ao povo francês.

Assembleia Municipal de Lisboa, 19 de julho de 2016

Pelo Grupo Municipal do Partido Socialista

José Leitão

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto de pesar 5/115 (PS) Pelo atentado em Nice53 Kb