Assembleia Municipal de Lisboa
Voto de pesar 08/111 (PS) - Pelo atentado cometido contra a Deputada Jo Cox
21-06-2016

Agendado: 111ª reunião, 21 de Junho de 2016
Debatido e votado: 21 de Junho de 2016
Resultado da Votação: Aprovado por unanimidade
Passou a Deliberação: 183/AML/2016
Publicação em BM: BM nº 1170

VOTO DE CONDENAÇÃO E PESAR
Pelo atentado cometido contra a Deputada Jo Cox, do Partido Trabalhista britânico

No passado dia 16 de junho, a deputada Jo Cox, do Parlamento Britânico, eleita pelo Partido Trabalhista, foi brutalmente assassinada, durante uma sessão de campanha, na biblioteca de Birstall, na cidade de Leeds.
Jo Cox, de 41 anos, casada e mãe de dois filhos, eleita, pelo ciclo de Batley e Spen, nas últimas eleições gerais do Reino Unido, em 2015, foi destacada, pelos seus pares, pelas suas qualidades humanas e pelo seu empenho e integridade profissionais, interrompendo-se, com a sua morte, uma carreira promissora na defesa das causas em que acreditava.
Não obstante permanecerem por apurar as razões que terão motivado o atentado bárbaro contra a deputada britânica, testemunhas apontam para a possibilidade do responsável por este crime ter gritado palavras de ordem associadas à extrema-direita britânica.
Este ato violento é, a todos os títulos, injustificável e intolerável, sendo particularmente, grave, no contexto da campanha do referendo do povo britânico da próxima semana, que determinará a permanência ou saída do Reino Unido na União Europeia, e de que Jo Cox era uma das protagonistas.
Não podemos ficar indiferentes a um ataque cobarde à liberdade e à vida de uma representante do povo.
Caso se confirmem os contornos políticos deste incidente, este ato representará um atentado contra um dos mais elementares preceitos democráticos que fundamentam todos os estados de direito, a liberdade de expressão.
Assim, neste momento particularmente triste, a Assembleia Municipal de Lisboa manifesta a sua inequívoca e veemente condenação pelo atentado contra a deputada britânica, Joe Cox, e expressa os sentimentos do nosso profundo pesar à família da vítima, aos seus pares na Câmara dos Comuns, ao Partido Trabalhista, às autoridades do Reino Unido e ao povo britânico.

Assembleia Municipal de Lisboa, 21 de junho de 2016

Os Deputados do Grupo Municipal do Partido Socialista

Pedro Delgado Alves
José Leitão

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto de pesar 08/111 (PS)28 Kb