Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 02/022 (PEV) - 40º Aniversário de Abril
15-04-2014

Agendado: 22ª reunião, 15 de Abril de 2014
Debatido e votado: 15 de Abril de 2014
Resultado da Votação: Aprovado por Maioria com a seguinte votação: Favor - PS/ PCP/ BE/ PEV/ MPT/ PAN/ 6 IND CDS-PP/ PNPN; Contra - PSD; Abstenção - CDS-PP
Passou a Deliberação: 82/AML/2014
Publicação em BM: 3º Suplemento ao BM nº 1052

Saudação

“40º Aniversário do 25 de Abril”
Comemora-se este ano o 40º Aniversário do 25 de Abril de 1974, a Revolução dos Cravos, que nos trouxe importantes conquistas e direitos fundamentais para uma vida digna e livre. Conduziu-nos à esperança, à liberdade, à democracia, ao fim da guerra colonial, ao progresso e pôs fim ao regime fascista que assombrou Portugal durante 48 anos.
Muitos homens e mulheres dedicaram a sua vida a lutar contra esse regime que aniquilou direitos, que trouxe pobreza, que manipulou, vigiou e perseguiu, que torturou, matou e condenou os jovens à guerra.
O 25 de Abril trouxe-nos a Constituição da República Portuguesa e os direitos nela consagrados, como o acesso universal à saúde, ao trabalho, à educação, à cultura, à justiça, à habitação, ao poder local democrático, ao ambiente, entre muitos outros, que garantiram uma melhoria significativa na vida das pessoas.
Contudo, nos dias de hoje, atravessamos tempos difíceis e inúmeros ataques se levantam contra o 25 de Abril, contra os direitos e a esperança numa vida melhor. É, por isso, urgente lutar contra a austeridade, a precariedade, o desemprego, a pobreza, a redução dos salários, das pensões e reformas e a privatização de bens e serviços.
Hoje, tendo em conta a situação que o país atravessa, assume especial importância comemorar Abril e, acima de tudo, lutar pela concretização dos seus ideais e valores, na construção de uma sociedade com mais justiça social, humanizada e sustentável, garantindo que não se perde mais nada do que foi conquistado e que se reafirma e reforça cada conquista e cada direito.
Comemorar o 40º Aniversário do 25 de Abril é acreditar que é possível fazer mais pela democracia e pelos nossos direitos, é recordar e valorizar a libertação de 48 anos de fascismo. Comemorar o 40º Aniversário do 25 de Abril é também reflectir sobre as causas da situação que hoje vivemos e sobre o rumo que temos que tomar.
A Assembleia Municipal de Lisboa, reunida em 15 de Abril de 2014, saúda o 40º Aniversário da Revolução dos Cravos e homenageia todos os homens e mulheres que construíram o 25 de Abril e todos os homens, mulheres e jovens que continuam a lutar pelos valores de Abril.
Assembleia Municipal de Lisboa, 15 de Abril de 2014
O Grupo Municipal de “Os Verdes”

Cláudia Madeira J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/msword Voto de Saudação 2/22151 Kb