Assembleia Municipal de Lisboa
Voto 01/022 (PEV) - Dia Internacional do Trabalhador
15-04-2014

Agendado: 22ª reunião, 15 de Abril de 2014
Debatido e votado: 15 de Abril de 2014
Resultado da Votação: Aprovado por Maioria com a seguinte votação: Favor - PS/ PCP/ BE/ PEV/ MPT/ PAN/ 6 IND CDS-PP/ PNPN; Abstenções - PSD /CDS-PP
Passou a Deliberação: 81/AML/2014
Publicação em BM: 3º Suplemento ao BM nº 1052

Saudação

“1º de Maio - Dia Internacional do Trabalhador”
No dia 1 de Maio de 1886, em Chicago, centenas de milhares de operários iniciaram uma luta histórica, fazendo uma greve geral reivindicando o estabelecimento da jornada de oito horas de trabalho, sendo impiedosamente reprimidos pelas entidades policiais e patronais.
Os reflexos internacionais desta importante luta determinaram a declaração do dia 1 de Maio como o Dia Internacional do Trabalhador e, desde então, o movimento operário e sindical e a luta dos trabalhadores têm assumido um papel determinante nas conquistas das condições laborais.
Em Portugal, só se voltou a comemorar livremente o 1º de Maio, a partir de 1974, com o fim do regime fascista que reprimia a celebração deste dia.
Actualmente, vivemos numa altura de grandes e sérias dificuldades, em que as medidas de austeridade se traduzem no aumento do empobrecimento, na redução de salários e pensões, no aumento do custo de vida, no aumento do desemprego e da precariedade e na fragilização das relações de trabalho, pondo em causa direitos conquistados e consagrados na Constituição da República Portuguesa.
Celebrar o 1º de Maio este ano será não só recordar o significado da luta dos operários de Chicago, mas de todos os trabalhadores em geral e, especialmente, dos trabalhadores portugueses e dos seus representantes.
Celebrar o 1º de Maio será lutar por um trabalho com direitos, lutar por melhores condições de vida e será demonstrar um forte apoio a todos os que lutam por esses direitos. Será lutar por salários justos e pensões dignas, contra o desemprego e a precariedade, pelo emprego com qualidade e pela valorização do trabalho.
A Assembleia Municipal de Lisboa reunida em 15 de Abril de 2014:
1 - Saúda todos os trabalhadores e as suas organizações sindicais, manifestando a sua solidariedade com a luta por melhores condições de trabalho e por uma vida digna e com direitos;
2 - Apela à participação dos trabalhadores, trabalhadoras e população em geral nas comemorações e manifestações do 1º de Maio em Lisboa;
3 - Resolve remeter a presente saudação para o Senhor Presidente da República, a Senhora Presidente da Assembleia da República, o Senhor Primeiro-Ministro, os Grupos Parlamentares da Assembleia da República, a CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses, Intersindical Nacional) e a UGT (União Geral dos Trabalhadores).
Assembleia Municipal de Lisboa, 15 de Abril de 2014
O Grupo Municipal de “Os Verdes”

Cláudia Madeira J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf Voto Saudação 1/22162 Kb