Assembleia Municipal de Lisboa
Recomendação 020/12 (PPM) - Torre Sineira da Ajuda
24-04-2018

Agendada: 24 de Abril de 2018
Debatida e votada:
Resultado da Votação:
Passou a Deliberação:
Publicação em BM

TORRE SINEIRA DA AJUDA

A Torre Sineira da Ajuda, vulgarmente designada como Torre do Galo, "ex libris" deste bairro, foi construída no séc. XVIII ao lado da Capela Real da Ajuda, segundo desenho do arqº da Casa do Infantado, Manuel Caetano de Sousa(1738-1802). Presentemente encontra-se num estado lastimável de abandono. Dos 4 fogaréus do topo apenas se conservam dois. O relógio datado de 1796 encontra-se fora de uso. Um dos sinos da torre está caído há mais de 20 anos.

Considerando que,
a) A torre Sineira está classificada como Imóvel de Interesse Público (Decreto n.º 33 587, DG, I Série, n.º 63, de 27-03-1944);
b) Atendendo ao facto de que a estrutura encontra-se integrada na Zona Circundante do Palácio Nacional da Ajuda onde está localizado o Ministério da Cultura e a Direcção Geral de Património Cultural - DGPC;
c) Tendo em conta que já se iniciaram as obras de remate da ala poente do Palácio Nacional da Ajuda, dentro de um plano de recuperação daquela zona.

O Grupo Municipal do Partido Popular Monárquico (PPM) propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua reunião ordinária de 24 de Abril de 2018, delibere recomendar à:

Câmara Municipal de Lisboa que inicie o mais brevemente possível obras de restauro da estrutura, do relógio e dos sinos da Torre Sineira, que se encontram numa situação que representa um verdadeiro atentado patrimonial à memória dos lisboetas e dos portugueses em geral. As obras deverão integrar os trabalhos já iniciados para o remate da ala poente do Palácio Nacional da Ajuda, diminuindo assim os custos da operação, devolvendo a Torre à Zona Integrada Circundante do Palácio Nacional da Ajuda.

Lisboa, 17 de Abril de 2018.

Pelo Grupo Municipal do Partido Popular Monárquico
Aline Hall de Beuvink
Maria do Carmo Muñoz

Documentos
Documento em formato application/pdf Recomendação 020/12 (PPM)181 Kb