Assembleia Municipal de Lisboa
Recomendação 08/133 (PEV) - Prémio literário Mário Cesariny
21-02-2017

Agendada: 133ª reunião, 21 de Fevereiro de 2017 Nova versão
Debatida e votada: 21 de Fevereiro de 2017
Resultado da Votação: Aprovada por unanimidade
Passou a Deliberação: 50/AML/2017
Publicação em BM: 1º Suplemento ao BM nº 1204

Recomendação
"Prémio Mário Cesariny"
Mário Cesariny de Vasconcelos, nascido e falecido em Lisboa, foi figura ímpar da literatura portuguesa, sendo usualmente considerado o mais importante representante poeta português da Escola Surrealista, tendo integrado o primeiro grupo surrealista da capital.
Ao longo da sua vida, envolveu-se em intensa actividade, como poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, tendo-se também dedicado às artes plásticas, sobretudo à pintura. Da sua extensa obra literária destaca-se o trabalho de antologista, compilador e historiador das iniciativas surrealistas em Portugal, sendo também a sua obra poética considerada um dos mais ricos e complexos contributos para a história da poesia portuguesa contemporânea.
Em 2005, Cesariny recebeu as duas únicas distinções da sua carreira, o Grande Prémio Vida Literária (APE/CGD), pelo conjunto da sua obra, e a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, que lhe foi entregue pelo então Presidente da República Jorge Sampaio. Recentemente, os seus restos mortais foram trasladados para um jazigo individual, no Cemitério dos Prazeres, numa cerimónia presidida pelo actual Presidente da República.
Considerando a relevância de se homenagear Mário Cesariny de Vasconcelos, poeta de Lisboa, nos campos artísticos e criativos a que se dedicou ao longo da sua vida;
Considerando que os prémios literários e artísticos incentivam a criatividade e produção de obras de autores que se veem assim reconhecidos, quer sejam eles jovens estreantes, quer estejam já na maturidade do seu exercício criativo;
Considerando que a Câmara Municipal de Lisboa poderá também desempenhar um maior papel de incentivo da produção literária e artística, promovendo esta vertente.
Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta dos eleitos do Partido Ecologista "Os Verdes", recomendar à Câmara Municipal de Lisboa que:
1 - Seja implementado o Prémio Mário Cesariny, de frequência anual, na área da poesia nos anos pares e na área das artes plásticas nos anos ímpares.
2 - O Prémio Literário Mário Cesariny contemple dois escalões: geral e juvenil.
Assembleia Municipal de Lisboa, 21 de Fevereiro de 2017
O Grupo Municipal de "Os Verdes"

Cláudia Madeira J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf Recomendação 08/133 (PEV) 183 Kb