Assembleia Municipal de Lisboa
Recomendação 06/096 (MPT) – Pela Requalificação do parque José Gomes Ferreira
23-02-2016

Agendada: 96ª reunião, 23 de Fevereiro de 2016
Debatida e votada: 23 de Fevereiro de 2016
Resultado da Votação: Rejeitada com a seguinte votação: Contra: PS/ PNPN/ 5 IND – Favor: PCP/ BE/ PEV/ MPT/ PAN - Abstenção: PSD/ CDS-PP
Passou a Deliberação:
Publicação em BM

Pela Requalificação do Parque José Gomes Ferreira

1 – José Gomes Ferreira, escritor e poeta nascido no porto a 9 de Junho de 1900 e falecido em lisboa a 8 de Fevereiro de 1985, dá o nome ao 5º maior espaço verde da capital. O Parque José Gomes Ferreira, ou Mata de Alvalade como é vulgarmente conhecido encontra-se bem no centro da cidade. Em 1951 a mata foi idealizada pelo arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles.

2 – O Parque José Gomes Ferreira é composto por uma zona densamente arborizada com bastante vegetação, servindo ainda de refúgio a várias espécies de aves

3 – Presentemente, o local encontra-se ao abandono e degradado, com muitas das estruturas como mesas e bancos completamente destruídas. O Parque de merendas está completamente vandalizado, impossibilitando qualquer tipo de uso.

4 – A vegetação é imensa e em algumas zonas bastante densa, não existindo bocas-de-incêndio, nem iluminação nos vários percursos do parque;

5 – Existem vários bebedouros em todo o parque, mas a maioria verte água causando inundações nas imediações dos mesmos;

6 – Em 03 de Julho de 2014 foi aprovado em reunião da Assembleia Municipal um contracto de delegação de competências, entre o Município de Lisboa e a Freguesia de Alvalade, para a manutenção e execução de pequenos arranjos no Parque José Gomes Ferreira (https://www.am-lisboa.pt/documentos/1405527747K0yPT6pa6St93BD0.PDF).
7 – Sabendo que, o Parque José Gomes Ferreira é constituído por 11 ha com bastante vegetação, alerta-se para a necessidade da sua manutenção diária, limpeza e implementação de novos equipamentos, tornando assim este espaço verde num local cuidado e aprazível de visitar.

O Grupo Municipal do Partido da Terra- MPT propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua Sessão Ordinária de 23 de Fevereiro de 2016 delibere recomendar à Câmara Municipal que :

1 – Elabore um levantamento das necessidades do Parque José Gomes Ferreira, em conjunto com a Junta de Freguesia de Alvalade e que com a maior brevidade, incluía iluminação e uma rede de hidrantes, de forma a tornar o espaço, um local seguro.

2 – A Câmara Municipal dote a Junta de Freguesia de meios financeiros para que se proceda à manutenção dos espaços existentes e reabilitação dos equipamentos danificados.

Lisboa, 23 de Fevereiro de 2016

Pelo Grupo Municipal do Partido da Terra,

O Deputado Municipal

- Vasco Miguel Santos –

Ver anexos em PDF

Documentos
Documento em formato application/pdf Recomendação 6/96 (MPT) – Pela Requalificação do parque José Gomes Ferreira 472 Kb
Documento em formato application/pdf Anexos1092 Kb