Assembleia Municipal de Lisboa
Visita ao Hospital Miguel Bombarda
2ª reunião da Comissão de Acompanhamento da Colina de Santana
25-06-2014

Dia 25 de Junho os Membros da Comissão de Acompanhamento da Colina de Santana deslocaram-se ao Hospital Miguel Bombarda, acompanhados pelo Dr. Vítor Freire (ex. Diretor do Hospital e Presidente da Associação de Arte Outsider), e representantes da Estamo, a fim de se inteirarem das condições de segurança e estado de conservação daquele espaço (edificado e espaços verdes), que ocupa aproximadamente 4,5ha.
Veja o Relatório da visita enviado à Tutela da Estamo, e a resposta da tutela AQUI

O estado de conservação dos edifícios propriedade da Estamo tinha sido objecto de denúncias de residentes da envolvente e da própria Associação de Arte Outsider, pelo que a Comissão entendeu justificar-se uma visita.

Visitado o local detetaram-se inúmeras fendas nas paredes e coberturas dos edifícios, infiltrações, queda de estuques, apodrecimento de soalhos e da estrutura em madeira das coberturas, sendo de salientar a degradação e a instabilidade estrutural apresentada pelo edifício Balneário de D. Maria. O Pavilhão de Segurança (Panótico), onde se encontra a colecção de Arte Outsider, está em bom estado de conservação, havendo talvez que valorizar a forma da exposição das peças que estão demasiado concentradas.

Seguir-se-á uma próxima reunião com a proprietária Estamo com o objetivo de definir as medidas que devem ser tomadas para assegurar e reforçar a segurança e a preservação do património.