Assembleia Municipal de Lisboa
Restrição de horários nos bares pode alargar a toda a Lisboa
19-11-2014 com LUSA
O objectivo é evitar novas reclamações de moradores

A alteração do regulamento de horários aplicada nos bairros históricos pode expandir-se ao resto da cidade por uma questão de "harmonização de regras". Esta alteração esteve em consulta pública até dia 19 de Novembro.

O vereador da Higiene Urbana da Câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro, disse hoje que o município pretende alargar, no próximo ano, a restrição de horários prevista para os bairros históricos a outras zonas da cidade, para "harmonizar"estas regras.

"A Câmara optou por criar zonas (como o Cais Sodré, Bica e Santos) com restrição de horários e com regras próprias. Muito provavelmente temos de pensar, no próximo ano, em começar a alterar o regulamento de horários (...) no sentido de harmonizar a cidade inteira à luz destas regras", afirmou o autarca, numa alusão ao despacho da Câmara de Lisboa para aplicar aos estabelecimentos destas zonas, cuja consulta pública termina na quarta-feira.

Segundo Duarte Cordeiro, "é fundamental não estarmos constantemente com focos que se vão dispersando de um local para outro".

O despacho veio responder a algumas das exigências dos moradores daquelas zonas, no que toca aos horários dos estabelecimentos nocturnos e ao consumo e venda de bebidas alcoólicas na via pública.

De acordo com Duarte Cordeiro, o despacho "poderá ter ligeiras modificações", na sequência das propostas feitas pelos moradores e comerciantes já ouvidos, mas será publicado "no final deste ano ou no primeiro dia do próximo ano".
AML com LUSA