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Assembleia Municipal de Lisboa
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Já há 10 mil crianças a andar de graça na Carris
11-07-2017 Ana Bela Ferreira, DN

Empresa municipal apresenta novo serviço de proximidade: as carreiras de bairro. Até ao fim do mês iniciam-se cinco, hoje começam a funcionar as duas de Marvila.

Em quatro meses, a Carris ganhou 21 mil utentes com os tarifários reduzidos para idosos e gratuitos para crianças até aos 12 anos (inclusive). Nos seniores passaram dos 25 mil para os 40 mil e nas crianças passaram de 2700 para quase 10 mil. Resultados "muito interessantes", nas palavras do presidente do Conselho de Administração da Carris, Tiago Lopes Farias. Esta foi uma das primeiras estratégias de reinvestimento na empresa de transportes que passou a 1 de fevereiro para a gestão da câmara de Lisboa. A próxima aposta é lançada hoje com as primeiras carreiras de bairro. Até ao fim do mês, quatro bairros - Marvila, Parque das Nações, Olivais e Santa Clara - vão ganhar linhas de autocarro para ligar os vários pontos-chave no seu interior.

Hoje, Marvila vê nascer as duas primeiras carreiras de bairro da cidade. Uma que faz um circuito entre o Vale Formoso e o Bairro dos Alfinetes e outra do metro nas Amendoeiras com circulação pela Bela Vista. Circular nestes autocarros vai ser gratuito para quem tem o passe e continua a ser gratuito para crianças e com desconto para seniores. Mas foi criado um passe de 10 euros para quem quer apenas circular nestas linhas internas. "O que pretendemos é que os lisboetas se movam melhor, se sintam mais próximos dos seus equipamentos que tirem proveito desta espetacular cidade", defende Tiago Lopes Farias.

As carreiras vão circular entre as 07.00 e as 22.00, a cada meia hora nos dias de semana e de hora a hora aos fins de semana. Este novo conceito é para a Carris, não um substituto da rede base, mas "um complemento". "Não são linhas de massas, mas são de frequência contínua para quem quiser deslocar-se localmente saiba que o pode fazer. Há linhas complemente novas e outras que já existiam mas eram pouco robustas e agora demos robustez."

No total esta rede de bairro deve ter, "pelo menos 24 linhas, mas este é um número que ainda não está fechado e depende das necessidades das freguesias", adianta o responsável da Carris. Este mês avançam cinco carreiras e as restantes estão programadas para 2018 e início de 2019. Até lá, vai haver tempo para "aprendizagem" até porque há 17 anos que a Carris não lançava novas linhas.

Para fazer esta aposta mais local, sentaram-se à mesma mesa a Carris, a câmara municipal e cada uma das 24 juntas de freguesia. Um trabalho que "correu muito bem", classifica Tiago Lopes Farias, e que permitiu desenhar as linhas de acordo com as necessidades locais, com passagem pelas infraestruturas mais frequentadas no bairro.

Além de ligar as escolas, centros de saúde, bibliotecas, farmácias ou correios do bairro, estas carreiras vão também fazer ligações a estações de metro, de comboio ou paragens da Carris com ligação à chamada rede base da cidade. Agora, este novo serviço "só se faz com meios", alerta o presidente. Para isso a empresa está a renovar a frota e a contratar motoristas.

200 novos motoristas

Na passagem da gestão da Carris para a autarquia foram anunciados investimentos na empresa. Desde então "contratamos 42 motoristas e guarda freios. Até ao final do mês entrarão mais nove e queremos contratar 200", aponta Tiago Lopes Farias. Embora sublinhe que também possa haver saídas nesse tempo, ainda que em menos quantidade que os 650 trabalhadores que saíram nos últimos sete anos. "Entre 2010 e 2016, a Carris teve uma estratégia de redução daquilo que oferece aos clientes e 25% da nossa oferta desapareceu", descreve o responsável.

Agora a aposta vai no sentido de reforçar os meios e os trabalhadores. "Estão a decorrer concursos para renovação da frota, para comprar 125 autocarros a gás natural de última geração, comprámos 40 a gás natural articulados para as carreiras mais longas e estamos a desenvolver um projeto para construir uma estação de abastecimento a gás natural", adianta o presidente da Carris, acrescentando que vai ser lançado "um concurso nos próximos meses para autocarros elétricos". E que o objetivo "ambicioso" da empresa é "chegar a 2040 com a frota toda verde".

O próximo desafio será também articular a mobilidade entre os parques de estacionamento à entrada da cidade e as linhas da Carris para evitar a entrada de carros particulares na capital. "Temos todas as condições para isso, até porque as duas empresas - Carris e EMEL - são ambas municipais."